Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ciumento? Grandioso? Somático?

Delírios de que o parceiro está sendo infiel (ciumento)?

Alguém, frequentemente uma celebridade, está apaixonado por você (erotomaníaco)?

Sentimento inflado de valor, poder, talento ou conhecimento (grandioso)?

Crer possuir um defeito físico ou uma doença (somático)?

Crer que um outro está tentando fazer-lhe mal (persecutório)?

São tipos de TRANSTORNO DELIRANTE. Um tipo de psicose caracterizado pela presença de crenças persistentes e irracionais, não derivadas de outro transtorno mental.

Nesse transtorno, os delírios não são bizarros, pois envolvem coisas possíveis. À parte as crenças delirantes e o comportamento relacionado a elas, a pessoa age normalmente, embora possa ficar tão preocupada com esses sintomas que o cotidiano passa a ser afetado por eles.

Sua etiologia é ignorada, mas é mais comum em pessoas com parentes diagnosticados com o transtorno ou a esquizofrenia. Indivíduos isolados socialmente tendem a ser mais suscetíveis, e alguns casos podem ser desencadeados por stress.

A sua prevalência é estimada em 0,03 %. O período mínimo do quadro deve ser de um mês.

Para saber mais acesse o site da Associação Brasileira de Psiquiatria e faça a buscaporpalavra: transtorno delirante - http://www.abpbrasil.org.br/medicos/

Curiosidade:

Erotomania. Também conhecida como síndrome de clerambault, essa síndrome é um tipo raro de transtorno delirante no qual o doente acredita que outra pessoa está apaixonada por ele(a) - Tema central do romance Amor para sempre, do escritor Ian McEwan.

Ciúmes. A dúvida sobre a existência do adultério de Capitu, não havendo em nenhum momento algo que o comprove, permanecendo apenas como suspeitas em Dom Casmurro, obra de Machado de Assis.

Referência: Graziela Costa Pinto. Doenças e Transtornos. São Paulo: Duetto, 2009. 283p. (O Livro do Cérebro, v. 4).