Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O poder do café no cérebro adulto e em desenvolvimento.

Cafeína: remédio ou veneno?

Karina Toledo, do Rio de Janeiro | Agência FAPESP – A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose, diz o ditado. No caso da cafeína, pode estar também na idade de quem a consome. Enquanto em indivíduos adultos a substância parece proteger o cérebro de danos causados pelo estresse que podem desencadear quadros depressivos, na vida intrauterina pode atrapalhar o desenvolvimento cerebral e representar um fator de risco para doenças como epilepsia.

Leia mais clicando no título acima!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Falta divulgação científica no país ou falta interesse dos brasileiros?

De acordo com uma pesquisa feita com 1.962 brasileiros de todas as regiões do país sobre interesse e informação por Ciência e Tecnologia (C&T):

61% do brasileiros tem interesse por Ciência e Tecnologia.
73% são otimistas quanto aos benefícios das pesquisas.
TV e internet são os meios como fontes de informação dos entrevistados.
A maioria dos brasileiros são críticos e preocupados com os aspectos éticos... Mas dizem não ter acesso a informação!!

Dois pontos: Falta divulgação científica no país e/ou falta interesse da população procurar informações sobre Ciência e Tecnologia.

Isso me leva ao pensamento que muitos, principalmente os jovens, estão buscando informações no facebook e wikipedia, informações estas muitas vezes errôneas e que são compartilhadas atingindo um número maior de pessoas. Qualquer informação antes de ser propagada pela rede social ou sites onde qualquer um pode manipular deve ser checada em outros meios confiáveis.

A preocupação com assuntos éticos das atividades de pesquisa e desenvolvimento da maioria da população deve ser resultado da ignorância por falta de informação, uma vez que esta maioria diz não ter acesso à informação de C&T. A preocupação vem de algo que desconhecemos. Talvez se houvesse esforços por parte dos pesquisadores e da população, em informar e ser informado, respectivamente, o nosso cenário seria muito diferente e promissor.


Os dados do estudo podem ser acessados no endereço: www.percepcaocti.cgee.org.br
Acesse o link:
http://agencia.fapesp.br/brasileiro_tem_interesse_mas_baixo_nivel_de_informacao_sobre_ciencia/21503/