Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vacinação contra meningite C em SP

A vacina conjugada contra o meningococo sorogrupo C passará a integrar o calendário básico da vacinação na rede pública de saúde no país, a partir de agosto de 2010, para a população menor de dois anos de idade, gratuitamente.

Esse tipo específico de bactéria afeta principalmente bebês com menos de 1 ano. A vacina confere excelente proteção contra Meningococcus do grupo C.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Já em novembro, será disponibilizada a vacina às crianças menores de um ano, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

Em geral a transmissão dos agentes bacterianos é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, colega de dormitório ou alojamento) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

MENINGITE
Inflamação das meninges (membranas ao redor do encéfalo), em geral causada por infecção.

A meningite é uma das doenças mais temidas e afeta tanto crianças quanto adultos. Quando a meningite é causado por vírus atinge principalmente adultos e é mais comum, mas menos grave. A meningite bacteriana ocorre predominantemente em crianças e, embora mais rara, pode ser fatal.

Quais os sintomas?
Os sintomas são bem conhecidos:
  • febre;
  • rigidez do pescoço e aversão à luz forte;
  • cefaléia e sonolência.
Com frequência, esses sinais e sintomas surgem com rapidez, mas em alguns casos, como os causados por vírus, o ínicio é mais gradual e os sintomas podem ser apenas dor leve e febre baixa. Em crianças muito pequenas, podem se desenvolver:
  • relutância para comer;
  • vômito;
  • flacidez;
  • crises epilépticas ou convulsões.
Um tipo de meningite bacteriana, a meningite meningocócica, causa erupção de manchas roxo-avermelhadas que não desaparecem quando pressionadas com a lateral de um copo - isso é conhecido como púrpura e indica que o distúrbio é grave.

Como é diagnosticada?

  • exame físico;
  • exame do líquido cerebrospinal (liquor)
É importante procurar o médico para o diagnóstico correto da meningite, neste caso, a internação hospitalar deve ser imediata para avaliação, exames e tratamento.

Qual o prognóstico?

Embora quase todos conheçam os sintomas de meningite bacteriana, cerca de 15% das pessoas que contraem a doença não sobrevivem. O risco é maior se houver atraso no diagnóstico e no tratamento, se a pessoa já tiver outra doença, como diabetes, ou se houver deficiência do sistema imune. Os idosos e os muito jovens demoram mais para se recuperar.

Bibliografia:
O cérebro e o sistema nervoso. Rio de Janeiro: Reader's Digest, 2007.

Para saber mais:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1563
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2408/meningite/pagina8

Nenhum comentário: