Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Maconha para uso medicinal ou uso recreativo?


Venho expressar minha opinião sobre recentes textos e discussões do uso medicinal de derivados sintéticos ou naturais da maconha como defesa para o uso, legalização, recreação da maconha e afins. Outro dia mesmo eu deixei um comentário no blog da sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (http://blog.sbnec.org.br/2010/07/nota-de-esclarecimento-sbnec-e-a-maconha-4/#comments).

Há uma certa confusão das pessoas que defendem o uso da maconha, pode-se observar que a grande maioria sempre associa a legalização da maconha e uso recreativo com o uso medicinal, e o fazem com alguns artigos, livros que mostram o seu benefício. Isso gera uma pergunta: Será que parte dessas pessoas que fazem uso recreativo da maconha estão mesmo preocupados com seu uso medicinal ou é só uma desculpa, em que se apoiam, para o seu próprio consumo? Os argumentos que vejo nos textos e ouço de algumas pessoas me deixam com muita dúvida quanto a esta resposta.

"É importante não confundir uso medicinal com uso recreativo". "É importante não confundir uso medicinal com legalização da maconha".

É engraçado a visão unifocal que algumas pessoas tem quando escrevem sobre o uso da maconha. Ultimamente, comecei a observar essa peculariedade nos textos de pessoas que defendem o uso do Cannabis, onde sempre mostram artigos beneficiando o seu uso. Por que será que essas pessoas não mostram artigos como:

- "Maconha é ineficaz contra mal de Alzheimer e destrói neurônios" (Universidade da Colúmbia Britânica e Instituto Coastal Health Research)

- "Maconha pode aumentar o risco de psicose"

- Outro trabalho publicado em julho de 2001, compara o efeito analgésico da maconha aos demais analgésicos no mercado não encontrando vantagens da introdução da maconha com esse fim (http://archpsyc.ama-assn.org/cgi/content/full/58/10/909)

Quanto a comprovação do uso medicinal da maconha, um texto diz:
"Muita literatura médica precisaria ser lida para permitir afirmativa tão categórica";
"Cabe a análise da relação risco/benefício ao se utilizar os derivados da maconha ou de qualquer outra droga".
Então, por que ser tão categórico em escrever um texto defendendo o uso da Cannabis se não podemos confirmar o seu uso medicinal?? Precisaríamos de estudos, principalmente a longo prazo, para saber realmente quais seus efeitos diretos e indiretos, não??

Podemos ver artigos que mostram efeitos benéficos do uso da maconha como: Analgésico, estimulante de apetite, etc........e os efeitos no cérebro??? Destruição de neurônios, mudança no comportamento, psicose, esquizofrenia......por que esses efeitos ficam de lado nos textos dos "defensores" da Cannabis???

Sei que há muito mais coisas por trás da sua proibição do que a discussão de benefícios de uma plantinha. Mas essa não é a discussão aqui apresentada.

Mostrem-me que o uso de derivados da maconha são medicinais, que não acarretam problemas neurológicos, que sua defesa está voltada SOMENTE para este uso e NÃO para o uso recreativo, que então, eu também passo a defendê-la.

5 comentários:

daniel disse...

Olá Dani lu!, quem fala é Daniel , Esse blog é a minha cara! o teu perfil tambem , eu amo café(expresso, com leite , sem leite),é minha bebida preferida, e tambem sou viciado em informações. Nao posso deixar de expressar minha gratidão por você editar um blog tão interessante como esse ,informações muito úteis nos dias atuais , é preciso saber usar toda as nossas tecnologias , criações e conhecimento , a internet e os meios de comunicação , para o bem e para a contrução , o amor é a raíz, Amor(no sentido mais pleno, incondicional,ágape)e o nosso planeta esta muito carente do nosso amor hoje , fiquei muito feliz quando estava vasculhando a internet e encontrei seu blog, me identifico com muito dos pontos de vista que é exposto aqui...Tambem sofro com problemas emocionais , depressão ansiosa , e no momento estou passando por uma fase conturbada com , problemas familiares , psicologicos...Mas o mais importante pra mim hoje é crescer como pessoa , me lapidar e me tornar mais forte , e aprender sobre a filosofia de Deus e do amor , obrigado dani!Parabens vc ganhou mais um adpeto a legião de cucamaniacos do bem , pessoas que são insasiáveis em informação , paz e amor!

Dani Lu disse...

Olá Daniel!!
Obrigada pelas palavras de apoio e pelo carinho!! A criação deste blog foi mais do que um desejo, poder dividir e divulgar as informações do mundo neuro-científico para todos foi a principal meta. Se eu conseguir atingir uma única pessoa, e esta passar as informações para frente ou usufruí-las, já me sinto gratificada.
Obrigada e seja bem vindo, Cucamaníaco!! Você pode contribuir com sugestões de temas!! Espero que esteja bem e que transforme as pedras do caminho em um lindo castelo forte e com muita história. Paz e amor!!

daniel disse...

Olá dani! a idéia,o desejo de poder escrever um blog e de assim como voce compartilhar conhecimentos e expeciencias , visando nosso próprio crescimento me animou bastante , eu tambem estou tentando escrever um blog , para compartilhar com quem quer que seja , idéias ,que nos une num perfeito vínculo , que é no amor , nem que seja com poucas palavras , e com o humilde conhecimento que tenho quero contribuir para propagar o paz e o amor , dando valor a dádiva da vida, gostaria que visitasse meu blog , e tambem aceito sugestões, devemos usar nosso tempo sempre da melhor forma , muitos acabam perdendo tempo na internet com bobagens em vez de ajudar o próximo, eu quero ajudar , estamos juntos nessa!
''...Pois os que só querem escravizar você
Tentarão sempre confundir a paz está na sua mente

Eu luto pela paz que me ensine a iluminar meu próprio interior
Pra que os dias tão ruins dessa realidade
Não se tornem razão pra destruir o bem dentro de mim...''

fico muito feliz se puder me adicionar , para que possamos trocar ideias ,meu msn contato é daniel_sky_@hotmail.com
paz e luz sempre!

Daniel disse...

olá Dani! é um mera coincidência pois quem fala aqui é Daniel também,mas vamos ao que realmente interessa...
eu fui usuário de maconha durante uns dez anos,e tenho que confessar que hoje eu não sou mais a favor dessa "droga". no caso de liberar ou não essa planta, é algo que todo mundo quer discutir, mas o problema é muito mais complicado do que realmente parece ser.
olha, te confesso que nos últimos anos de uso eu já não estava mais aguentando a danada, pois o que mais me amedrontava era uma grande aceleração nas batidas de meu coração e sem falar que eu já não acreditava mais em uma possibilidade de deixar essa droga,
pois ela também percorria nos labirintos da minha mente destruindo o que eu tinha de melhor em mim: a capacidade de aprender e de amar as coisas.....
Deixei de fumar a três anos, mas te confesso que ainda hoje eu vivo a flor da pele quando se trata desse assunto....deixo uma pequena mensagem pra você!
"Durante muito tempo meus pensamentos eram uma cela de prisão, e ser trancado do lado de dentro da mente sem nenhum espaço, é como uma simples gota d´agua que simplesmente cai sem ser notada por ninguém!"

Hoje sou um homem livre

um grande abraço..fica com Deus!

...daniellima197@gmail.com...

Dani Lu disse...

Seja Bem Vindo ao meu Blog, Daniel!!
Fiquei Emocionada com seu comentário e Feliz que minha palavras estejam, de alguma forma, tocando as pessoas.
Hoje eu entrei no meu blog para postar, mas ainda não tinha um tema definido, e então, ao ler seu comentário, senti e decidi o meu post, e o fiz pensando o que me escrevestes.
Dê uma olhada no post de hoje: http://cucacomcafe.blogspot.com/2010/12/vicios-e-compulsoes.html.
Espero que goste!! Também estou aberta a reclamações...rss
Muito obrigada por fazer o meu dia especial!!
Grande abraço,