Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Olho: Uma janela para o diagnóstico de Alzheimer



A doença de Alzheimer (AD) é a principal causa de demência* no mundo, trata-se de um quadro degenerativo progressivo, em que costuma ser associada à formação de placas e emaranhados de proteína (beta-amielóide) que, depositada no cérebro, leva à morte de neurônios. Embora áreas especializadas do cérebro são mais conhecidas como sítios da patologia de AD, crescente evidência mostra que o olho, particularmente a retina, é também afetada.

Alterações na retina de pacientes com AD estão associados com a degeneração e perda de neurônios. Avaliar as mudanças patológicas no cérebro durante a vida é um processo indireto e o olho pode ser usado como uma janela para as doenças do cérebro.

Uma técnica de exame de olhos, desenvolvida em Londres, permite um diagnóstico com até duas décadas de antecedência. Pesquisadores acreditam que sendo o olho uma extensão do cérebro, quando o reagente desenvolvido para ser aplicado como colírio atingir a retina, a substância assinala as células mortas, que são detectadas por uma câmera com raios infravermelhos. Cada pontinho é uma célula morta, mais de 20 pontos, sinal de Alzheimer. A técnica foi um sucesso em ratos e agora começará a ser testada em humanos.

A doença de alzheimer pode ser amenizado com tratamento medicamentoso que varia de pessoa para pessoa e depende de quando a doença é descoberta. A grande vantagem da técnica revolucionária é poder começar o tratamento precocemente, para desacelerar o envelhecimento e a morte de células.

* Demência = Perda de memória progressiva, confusão mental e alterações comportamentais.

Referências:
- O livro do cérebro;


Nenhum comentário: