Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Utopia do Amor

Pra se dizer
Que a emoção vem depois da razão
Faz o coração morrer de paixão
Renunciar alguém só traz a dor

Será utopia ou realidade
Querer estar com alguém
Que se ame assim

(Utopia - Art Popular)


A palavra Utopia significa literalmente o não-lugar de nenhum lugar. Tomás Morus, humanista e jurista inglês, católico fervoroso e chanceler do reino da Inglaterra, Rei Henrique VIII, foi quem inventou a palavra Utopia em 1516.

Morus, em sua obra Utopia, descreve um Estado imaginário sem propriedade privada nem dinheiro, preocupado com a felicidade coletiva e a organização da produção, mas de fundamento religioso.

“Roubar o prazer de outrem ao buscar o seu é verdadeiramente uma injustiça, enquanto privar-se de algo em favor de outrem é verdadeiramente um ato humano e generoso. Este ato comporta mais benefícios que perda, sendo compensado pela reciprocidade, pelo reconhecimento, a alma obtendo assim mais alegria que o corpo.

Os utopianos designam prazer todo movimento e todo repouso do corpo que a natureza nos faz julgar agradável. O que é agradável em si, que se atinge sem nada fazer de injusto, sem nada perder de mais agradável, sem ter de pagá-lo com um sofrimento, não são somente os sentidos que levam a isso, mas a correta razão.

Os prazeres resultam do equilíbrio do corpo, como cada um os sente quando nada altera sua saúde. Esta, quando nenhum sofrimento não a perturba, agrada por si mesma. A saúde é única capaz de assegurar uma vida serena e desejável, e de impedir, quando ausente, qualquer prazer que seja.

Um prazer menor não deve ser obstáculo para um prazer maior, nem arrastar a dor atrás de si e jamais ser desonesto. Por outro lado, desprezar a beleza do corpo, arruinar suas forças, esgotar o corpo à força de jejuns, destruir a saúde, rejeitar com desprezo as doçuras da natureza, detruir-se sem proveito de ninguém: eis o cúmulo da loucura, o ato de uma alma malvada consigo mesma e supremamente ingrata com a natureza, já que a dispensa de todos os benefícios, como se tivesse vergonha de ter dívida em relação a ela.

Os utopianos são amáveis, alegres; saboreiam suas horas de descanso, suportam o que for necessário em matéria de trabalhos físicos e são infatigáveis nos trabalhos do espírito”.

Referência:
A Utopia. Tomás Morus. Porto Alegre: L&PM, 2009. ISBN 978-85-254-0673-6

Nenhum comentário: