terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Ciência x Religião
"A Criação de Adão", pintado por Michelangelo, que figura o teto da Capela Sistina.
As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o fato de que, como diz o Gênesis 1:27, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.
A interpretação da criação do homem a imagem e semelhança de Deus e sua criação por Deus pode ser a única transcrita dessa figura? Com os avanços da ciência, alguns cientistas se perderam na sua visão e objetivos. Como por exemplo, há alguns anos atrás, com a criação da ovelha Dolly a partir de células tronco. Alguns podem ter esquecido, mas quando se falava em células tronco, o objetivo era o transplantes de órgãos. E no entanto, nunca vou esquecer o que ouvi no Congresso Brasileiro de Genética, onde um senhor, cientista, se levanta no meio da platéia e diz que o objetivo era criar seres humanos perfeitos e no seu discurso, pergunta para todos: "Para que adotar uma criança qualquer, se podemos criar um bebê perfeito de olhos claros?". Claro que a consequência de seu argumento foi uma vaia alta e bonita daquela sala lotada.
Então, se esse senhor olhasse a figura da criação de Adão, diria nada menos que é o homem brincando de Deus por seu dedo quase encostar no criador. Mostrando que o homem também pode criar o ser humano a sua semelhança, só que melhorada e mais forte, como um soldado de chumbo.
O Campo da ciência que mais estuda a religião é a NEUROCIÊNCIA. E se formos mais longe na figura acima, podemos observar que Deus está envolto de uma estrutura que parece um cerébro. Será que Michelangelo já queria dizer alguma coisa na sua pintura sobre a influência que a ciência e religião tem uma sobre a outra?
Ciência e Religião ao contrário do que muitos crêem ou gostariam, elas caminham juntas. Seja um religioso ou um cientista, ambos acreditam em algo e se dedicam profundamente nessa existência. O limite imposto entre a religião e a ciência é dado por nós humanos.
Não há resposta para quem caminha sozinho. Sempre tem que existir alguma coisa ou alguém para este ser se importar, meditar, trocar experiências, aprender e errar.
Negar as diferentes necessidades nos é um absurdo. Por isso, a ciência e a religião devem caminhar juntas. Uma completando a outra. Quando entendermos essa lição, a ignorância que marca esse limite será superada.
Religião não pode ser imposta por ninguém e por nada, ela tem que acontecer naturalmente no coração das pessoas, independente da escolha de cada um. A essência está em VIVER a religião!!
E mesmo que haja definições distintas entre as religiões, é importante ter cuidado aos fenômenos que observamos, sejam elas espirituais ou clínicas, e a avaliação médica tem que estar presente para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário