17 de dezembro de 2009,
Pastor Xyco, da Igreja Batista e da Capelania do HC-UNICAMP, em seu blog relata nossa conversa sobre a relação da epilepsia com possessão do demônio. Foi uma conversa incrível e com trocas mútuas de conhecimentos. Seu texto cita Hipócrates e a sua tentativa de desmistificar a epilepsia chamando-a “doença sagrada”. Conta também um caso em que uma pessoa não toma remédio porque é crente e tem fé e sua consequência, por não tomar os remédios receitados pelo médico, foi a perda de um órgão transplantado. A palavra "lunático" também aparece em seu texto e em um comentário deixado por um leitor. (ver postagem: A palavra "lunático" e sua relação com possessão e epilepsia)
Embora haja definições distintas entre as religiões, é importante ter cuidado aos fenômenos que observamos, sejam elas espirituais ou clínicas, e a avaliação médica tem que estar presente para todos e pessoas com epilepsia receberão o tratamento correto e sofrerão menos com o estigma que as rodeiam por falta de informação.
O meu interesse por essa conversa surgiu a partir de um compromisso que assumi de escrever um artigo sobre a visão da epilepsia por diversas religiões: catolicismo, protestantismo, espiritismo e budismo, reunindo entrevistas com líderes religiosos e suas respectivas doutrinas juntamente com citações de livros, para o próximo livro do CInAPCe que abordará temas sobre EPILEPSIA.
Estou postando alguns trechos do artigo no blog. É só clicar na palavra EPILEPSIA (em condição neurológica) do lado direito da tela que aparecerá as postagens referente ao artigo.
Blog do XYKO: http://xykomotta.blogspot.com/2009/12/epilepsia-e-possesao-demoniaca.html
Para quem quiser saber mais sobre o projeto CInAPCe: http://www.cinapce.org.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário